Toutes mes réponses sur les forums
-
AuteurMessages
-
No sé mucho de la legislación ecuatoriana, pero el descubrimiento es muy innovador. En los sistemas agroforestales (chakra amazónica) se busca este mayor equilibrio, potenciando los servicios ecosistémicos y conservando la biodiversidad y los suelos que los generan.
Los pueblos del bosque y de los ríos tienen precisamente este conocimiento de los ritmos y equilibrios de la naturaleza para producir de forma sostenible en relación con su entorno natural.
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 1 semaine et 4 jours par
Francois Laurent.
Buenas tardes
Es muy interesante ver esta convergencia entre las preocupaciones actuales sobre el medio ambiente y los valores tradicionales de los pueblos indígenas, con este principio de vida sumak kawsay.
El bienestar es un concepto esencial para el desarrollo sostenible. Buscar una mayor armonía entre la sociedad y la naturaleza.
en réponse à : Transformação e valorização de produtos #2989Bom dia,
Seria interessante conhecer experiências de valorização dos produtos, acho que varios estudantes e produtores podem mostrar coisas interessantes e uteis para a comunidade de ICOOPEB. Pode associar imagens a suas mensagens.
en réponse à : Plantas Medicinales #2988Buen dia Mishell,
Es difícil asegurar este equilibrio porque cuando una planta es reconocida por sus virtudes, el mercado se abre rápidamente y las empresas buscan lograr valor agregado transformando y comercializando productos resultantes del conocimiento adquirido por generaciones de indigenas y outros pueblos de los bosques. Pienso por ejemplo en el guayusa en Ecuador o el fruto de açaí en Brasil.
en réponse à : Fábrica de biscoito de castanha do Pará #2335Bom dia,
Gostaria ver fótos dessa fabrica. E possivel inserir fotos com o boutão seguinte:
en réponse à : Fábrica de biscoito de castanha do Pará #2334Bom dia,
Gostaria ver fótos dessa fabrica. E possivel inserir fotos com o boutão seguinte:
en réponse à : turismo comunitário #2325Bom dia,
Também penso que isto tem um enorme potencial, dados os ambientes ricos e o conhecimento que as comunidades têm sobre eles. É uma experiência procurada por muitos turistas: conhecer o modo de vida das populações tradicionais e a sua relação com a natureza. Quando visitei as comunidades da Amazônia equatoriana, fui acompanhado na floresta pelos povos indígenas Shuar e Kichwa, eles me mostraram as plantas, seu uso, os animais e também suas fazendas/hortas e como cultivam. Também tive uma experiência muito enriquecedora na FLONA do Tapajós.
Isso é particularmente interessante para pessoas que vêm do exterior e querem saber mais sobre a vida mais profunda e autêntica na Amazônia.
Guia túristica da comunidade Maguary mostrando um pé de cupuaçu na Floresta Nacional do Tapajós
Guia na estação cientifica de Arajuno, no Equador
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 2 mois par
Francois Laurent.
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 2 mois par
Francois Laurent.
Bem, dia,
Não sabia que a arnica cresce na Amazônia. Usamos muito na França, tem cremes ou remédios homeopáticos, usamos para evitar hematomas, mas também após atividade física intensa, para evitar dores musculares.
Olha o que tenho comigo quando estou viajando 🙂
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 2 mois par
Francois Laurent.
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 2 mois par
Francois Laurent.
en réponse à : Plantas medicinais. #2322As plantas medicinais podem ser mais eficientes que remedios. Por exemplo, a copaiba é um cicatrizante e anti-inflamatório muito eficaz. Além dos varios pontos positivos citados anterioramente, as plantas medicinais valorizam os ambientes naturais onde crescem, incentivam a conservação deles.
en réponse à : Plantas medicinais #2320Já ouvi falar do PRACAXI. Tem produção no Amapá ou no Pará? Tem cooperativas trabalhando com essa planta?
en réponse à : O quê é agroecologia #2315Bom dia,
Estou totalmente de acordo com vocês, para completar:
A agroecologia é um conceito que se desenvolveu na década de 1980 e foi usado pela primeira vez para descrever uma disciplina científica que integra princípios da ecologia com a agronomia.
É uma resposta aos impactos da agricultura industrializada (especialização da produção, intensificação de práticas baseadas na mecânica e na química).A agroecologia tem como objetivos:
– usar o funcionamento dos ecossistemas para produzir
– promover/mobilizar o know-how dos agricultores
– promover a independência dos produtores face à utilização generalizada de factores de produção externos
– preservar ou mesmo restaurar os ecossistemas, que é o capital natural das propriedades agrícolas para a produção a longo prazo
– promover empregos dignos e remunerados para os agricultores
– fazer escolhas mais equitativas e sustentáveis em todas as cadeias agroalimentares reforçar a organização colectiva (cooperativas e associações) com vista a melhorar a resiliência das zonas rurais.
en réponse à : Segurança alimentar #2311Bom dia,
A agroecologia realizada pelos agricultores familiares, graças à diversidade da produção e dos volumes de produção, é geralmente menos integrada em longas cadeias produtivas. Agricultores familiares que praticam a agroecologia abastecem os mercados locais, feiras camponeses etc. Assim, permitem sustentar os territórios através da alimentação local, em circuitos curtos, o que contribui para a soberania alimentar (capacidade da população de um território controlar a sua própria alimentação), particularmente importante em caso de crise e isolamento dos territórios.
Produtor familiar num consórcio de maracujá e mamão em Paragominas: ele vende a sua prdução na feira de Paragominas
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 2 mois par
Francois Laurent.
-
Cette réponse a été modifiée le il y a 1 semaine et 4 jours par
-
AuteurMessages